EQUIPAMENTOS PARA SAÚDE
sexta-feira, 23 de novembro de 2018

A Prefeitura de Guapiaçu/SP no mês de novembro/2018 adquiriu dezenas de aparelhos médicos, bebedouros e móveis para todas unidades de saúde de pronto atendimento e com recursos financeiros próprios. Segundo departamento de saúde municipal, com recursos do próprio município, foram comprados: monitor cardíaco, desfibrilador, cardioversor, macas, inclusive para pacientes obesos para sala de emergência, computadores e impressoras para o pronto atendimento, armário para sala de emergência, colchões novos para todos os leitos, quatro bebedouros, micro-ondas e fogões industriais com fornos.

Dentre as medidas adotadas, a diretora do Departamento Municipal, Luciana Grota, destaca serviços e bens públicos que foram comprados e implantados para atendimento gratuito dos pacientes, tais como monitor cardíaco para dar suporte em atendimento com 02 vítimas, desfibrilador com ECG e cardioversor, oito aspiradores traqueais portátis, ambu (reanimador manual), kits de nebulização, cânulas de guedel, implantação de 100% do prontuário eletrônico, reforma de todos os leitos, das longarinas e de 12 cadeiras de rodas, troca do gabinete da pia do pronto atendimento (PA) e reformas de manutenção da rede de gases medicinais para adequação às normas da ABNT. Luciana Grota afirmou: “Assumimos a saúde “pedindo socorro”, priorizamos o que era urgente e oferecia danos para recuperação e conforto do paciente.

A Unidade do Pronto Atendimento estava totalmente abandonada; trabalho na prefeitura há 15 anos e acompanhei a degradação do PA ao passar dos anos; a última reforma do prédio foi em 2006, depois foi feita somente manutenção de pintura onde as pessoas vêem; a parte de móveis e equipamentos como leitos, colchões, macas, móveis planejados eram os mesmos desde 2002, ano da inauguração. Em 2017, o prefeito Carlos Cesar e o vice prefeito Mauro Ruiz assumiram um desafio e não um município; a saúde tinha cinco obras para terminar e o recurso financeiro estava bloqueado por falta de prestação de contas para o ministério da saúde.

Conseguimos desbloquear o Recurso e inaugurar o Centro de Saúde, a Construção da Secretaria de Saúde e os dois prédios estão em fase final - ESF Germano e ESF São Marcos, infelizmente não conseguimos recuperar o recurso para terminar a ampliação do ESF Caic, porém está prevista no orçamento de 2019.” Ao longo de 2018, segundo informações do departamento de compras, a Prefeitura de Guapiaçu adquiriu também 07 veículos para passageiro, 1 ambulância furgão, 01 Van que será adaptada com recurso próprio para atender pessoas portadoras de necessidades especiais, 01 micro ônibus, 02 ambulâncias do tipo A, 01 veículo para 07 passageiros, R$ 430 mil para custeio da Atenção Básica, R$ 650 mil reais de recursos advindos de Emendas para compra de equipamento outros através de licitação
Até o encerramento da edição impressa o Prefeito de Guapiaçu, Carlos Cesar Zaitune, não foi encontrado para entrevista.